Outside Act / Uncategorized

Nas mãos das RP eu coloco a minha fé!

Não é preciso estar muito atento para perceber que a Igreja Católica tem tido um maior destaque nos media de todo o mundo. Um feito conseguido graças ao Papa Francisco, recentemente distinguido pela Time como pessoa do ano. A sua visão franciscana trouxe aos fiéis um novo sinal de esperança, manifestado não só nas suas palavras como nas suas atitudes e comportamentos, até aqui nunca vistos. O ‘Francis Effect’, como refere o DailyMail, levou já a um aumento de 20% nas congregações britânicas e de também de forma acentuada no resto do mundo. Para os profissionais de marketing e comunicação este efeito pode ser interpretado com uma das campanhas de relações públicas mais bem montadas e executadas de sempre. De facto, todos os momentos de contacto com os seus fiéis são seguidos atentamente pela imprensa mundial, na expectativa de captar mais um episódio, gesto ou expressão diferente. E, na maioria das vezes, isso acontece. Poderíamos afirmar que cada momento está construído para gerar impacto mediático e se tornar viral, o que só seria possível graças a um mago da comunicação. O DailyMail apresenta-o. Greg Burke, 53 anos, actualmente media advisor do Vaticano é descrito como o principal responsável pela revolução na comunicação da igreja, muitas vezes comparada àquela que houve na Casa Branca. A sua experiência de 10 anos na FOX e na revista Time em Roma tornaram-no num especialista da imprensa e televisão. Foi graças ele, por exemplo, que se deu a entrada do Papa no Twitter. A questão que se coloca é perceber o que resta do Papa Francisco sem esta operação de relações públicas, que o tem colocado na “boca do mundo”. Diria que fica o carácter e a genuinidade. Este é um caso em que a percepção formulada na mente das pessoas coincide exactamente com a realidade. O que vemos: um homem extremamente altruísta, com um forte sentido de missão – unir fiéis e não fiéis em torno de uma igreja humanista, que sabe perdoar. O papel desempenhado pelas relações públicas é essencial, mas para amplificar esta imagem para chegar a todos. Afinal é este o seu maior objectivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s